Para visualizar este site você precisa atualizar seu browser.

Mapas: Histórico de uso do solo

A fim de avaliar o impacto antrópico recente sobre a regeneração da floresta, produzimos mapas de histórico de uso do solo.

A informação foi derivada da série temporal de mapas de uso e cobertura da terra produzidos pelo MapBiomas (coleção 6), cobrindo o período de 1985 a 2019, com resolução espacial de 30m. A partir dos mapas anuais de uso e cobertura da terra do Mapbiomas coleção 6, reclassificamos cada pixel para as classes floresta, floresta secundária, desmatamento e a classe outros para cada ano ao longo da série temporal.

Extraímos as seguintes informações para cada pixel da Amazônia atualmente coberto por floresta secundária: frequência de desmatamento, frequência de queimadas, duração do uso da terra, predominância do uso da terra e idade das florestas secundárias.

O código para extração destas informações está disponível na plataforma Google Earth Engine.

Frequência de desmatamento: "A frequência do desmatamento foi calculada como o número de anos em que a área mudou da classe florestal para a classe não florestal"

Frequência de fogo: "A frequência de fogo foi calculada como o número de anos em que foi detectado queimada em determinado pixel, ao longo dos 35 anos da série histórica."

Duração do uso: "A duração do uso da terra foi calculada como a somatória do número de anos em que o pixel foi classificado como coberto por outro uso da terra que não florestal (por exemplo pastagem e agricultura)."

Idade das florestas secundárias: A idade das florestas secundárias foi estimada como o número de anos desde que um pixel foi classificado como floresta após ter sido classificado como outro uso da terra não florestal. Detalhes do método podem ser encontrados aqui.

INPA
UFSC
Serrapilheira
SinBioSe